sexta-feira, 16 de maio de 2008

Shattered glass

O preço de uma verdade

Um jovem jornalista americano que inventa reportagens para se manter entre os mais solicitados para publicações. Essa é a vida de Stephen Glass (Hayden Christensen), personagem principal do filme Shattered glass – O preço de uma verdade – de Billy Ray. E o mais surpreendente é que toda essa farsa não é só coisa de cinema americano.

Stephen Glass, 25 anos, jornalista da revista americana The New Republic, era falante, engraçado e persuasivo. Um ótimo rapaz, a não ser pelos atos como jornalista. Durante três anos trabalhando para a revista de bordo do avião do presidente dos Estados Unidos, Steve escreveu 41 artigos, 27 eram falsos.

Tudo estava indo muito bem, até que um repórter da revista concorrente, espantado com tanta criatividade, resolveu checar os dados da reportagem “Paraíso dos Hackers”, escrita por Steve, e não encontrou nada. Após muita investigação chegou-se a conclusão de que todas as impressionantes reportagens do jovem jornalista não passavam de uma farsa.

Steve perdeu seus amigos, o emprego e toda a credibilidade como jornalista. Hoje sua história é utilizada para alertar sobre a falta de ética no jornalismo.

Nenhum comentário: